Blog

line-white.png

TAXA SELIC - Entenda como isso afeta o seu dia-a-dia, inclusive nas suas compras mensais

line-white.png
Taxa-Selic.png

Publicado em  18 de Fevereiro de 2021.

Você já deve ter ouvido falar da taxa Selic, mas já parou para pensar o que ela pode impactar na nossa rotina de consumo? Para entender melhor a taxa Selic, vamos explicar como ela funciona.

A Selic é a taxa básica de juros definida pelo Banco Central, ela está diretamente ligada aos Títulos Públicos emitidos pelo governo, ou seja, o país precisa investir em saúde, educação, estradas, hospitais, e uma das formas de adquirir este dinheiro é através destes Títulos Públicos.

 

Os Títulos Públicos hoje podem ser adquiridos facilmente tantos por pessoas físicas ou jurídicas, principalmente bancos, sendo estes últimos o grande responsável por realizar a compra da grande maioria destes Títulos.

 

 

Desta forma, ao adquirir um Título Público, estamos emprestando dinheiro ao governo federal em troca de uma rentabilidade pré-estabelecida mediante a data de compra do Título.

 

Saiba ainda que a Selic tem o papel de balizar a economia, ou seja, ao baixar a taxa Selic, espera-se que haja um aumento do consumo, bem como o crediário se torna mais barato, e isso estimula as pessoas a comprarem mais, que por consequência, faz com que a economia do país se aqueça.

 

Deste modo, ela é considerada a taxa básica de juros, influenciando toda a economia brasileira, já que é usada em operações do governo federal e de bancos.

 

4.png

Veja também

Qual a diferença em Selic Meta e Selic Over?

 

De forma simplória, o valor da taxa Selic (meta) representa a média do quanto o governo paga de juros para as instituições financeiras que compram os Títulos Públicos do Tesouro Nacional...

 

Agora você sabe que essa taxa pode trazer benefícios, com o estímulo ao consumo, no entanto ela também tem as consequências negativas para a economia. Pois, com o aumento do consumo, a demanda pode superar a oferta, e isso gera um efeito ruim chamado de inflação. E uma das formas de remediar a inflação é elevar a taxa básica de juros. Acho que deu para perceber que é um cobertor curto

Por isso, é importante entender e acompanhar a Selic para você administrar suas finanças pessoais e compreender como ela impacta direta e indiretamente no seu bolso.

 

6.png

 Destaques

Você sabe quanto custa uma cesta básica?

 

10 dicas de como economizar na suas compras de supermercados

Alimentação - Separamos algumas dicas de como você pode praticar a economia doméstica

line.png

Quer economizar nas suas compras de supermercado?

Baixe nosso App agora!

lojas.png

Siga nossas redes sociais

line.png