Blog

line-white.png

Qual a diferença em Selic Meta e Selic Over?

Publicado em  29 de Janeiro de 2021.

De forma simplória, o valor da taxa Selic (meta) representa a média do quanto o governo paga de juros para as instituições financeiras que compram os Títulos Públicos do Tesouro Nacional.

 

O órgão responsável por divulgar este valor é o Copom – Comitê Público Monetário – que está diretamente ligado ao Banco Central.

line.png

A Selic Meta é o valor comumente veiculado pelas mídias de comunicação e reflete um valor artificial e estável pré-definido pelo Copom. Este valor é revisado pelo próprio comitê através de reuniões periódicas distribuídas ao longo de 8 encontros anuais.

 

Selic Meta vs Selic Over.png
analise.png

 

Selic Over é o valor real da taxa Selic e está diretamente ligado aos empréstimos que ocorrem entre as próprias instituições financeiras.

 

Existe no Brasil uma regra de saúde financeira para todas as instituições bancárias, a qual impõem que nenhuma delas poderá ter o seu caixa diário fechado no negativo.

 

 

Desta forma, todos os dias, milhares de transações financeiras são realizadas entre diversas instituições a fim de cumprir com essa regra.

 

Leia-se que estas transações são empréstimos realizados entre as instituições e firmados através de uma taxa de juros. A média destas taxas de juros é que irão compor a taxa Selic Over.

Veja também

TAXA SELIC - Entenda como isso afeta o seu dia-a-dia, inclusive nas suas compras mensais

 

Você já deve ter ouvido falar da taxa Selic, mas já parou para pensar o que ela pode impactar na nossa rotina de consumo? Para entender melhor a taxa Selic, vamos explicar como ela funciona...

line-white.png

 Destaques

Você sabe quanto custa uma cesta básica?

 

10 dicas de como economizar na suas compras de supermercados

Alimentação - Separamos algumas dicas de como você pode praticar a economia doméstica

line.png

Quer economizar nas suas compras de supermercado?

Baixe nosso App agora!

lojas.png

Siga nossas redes sociais

line.png